Aniversario do Município de Miraíma 32 anos de Emancipação politica

A comunidade de Itapipoca conhecida popularmente com São Pedro da Timbaúba, veio a torna-se o município de Miraíma em 12 de maio de 1988 e teve como marco para essa transição a construção do açude (São Pedro da Timbaúba) e da ferrovia Sobral/Fortaleza.

O Município de Miraíma teve como Emancipador, o Ex servidor público da Assembleia Legislativa do Ceará, Francisco Braga Teixeira, filho de Almino Teixeira e Hilda Braga Teixeira, que retirou alguns esforços e juntou com seu amor a sua terra para emancipá-la.

A elevação do povoado à categoria de Distrito tem como data o ano de 1920 e, a de Município, conforme Lei nº 6.447, de 29 de junho de 1963. Suprimido, consoante Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de sua instalação e restaurado na forma da Lei nº 11.437, de 12 de maio de 1988.

O Município de Miraíma tem uma população estimada em 13.000 habitantes, com território de 766,1 km², localizado no Noroeste Cearense na Microrregião de Itapipoca, dentre seus distritos destaca-se: Brotas, Riachão, Juremal, Bom Jesus, e Poço da Onça.

Conta atualmente com 5 reservatórios de Águas, os açudes de Mulungu, São Pedro da Timbaúba, Cruxati, Aratiaçu e Aracatimirim.

A Educação Municipal tem duas escolas de Pré escola e ensino infantil e uma escola estadual de ensino médio contando com cerca de 1600 alunos regulares.

A Saúde municipal conta com dois postos de saúde sendo eles em Brotas (maior distrito) e na sede do município, alguns atendimentos são encaminhados para Itapipoca e Sobral, cidades com que são conveniados alguns procedimentos da saúde do município

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *